segunda-feira, 15 de novembro de 2010

musculos multifidos

Musculo Multífido


Músculo Multífido
Origem: Arcos vertebrais
Inserção: Processos transversos
Função: Bilateralmente: estendem o tronco e estabilizam a coluna Unilateralmente: flete o tronco lateralmente rodando-o para o lado oposto.


A estabilidade da coluna vertebral depende dos ligamentos e da ação muscular. Sob um ponto de vista biomecânico, a coluna vertebral pode ser considerada uma viga dinâmica, suportando cargas de compressão, torção, cisalhamento longitudinal e transverso. Para manutenção dessa viga em posição de equilíbrio, um conjunto sinérgico e antagônico de atividade muscular determina as curvas de adaptação no sentido antero-posterior, a lordose lombar, em relação as cargas oriundas dos membros inferiores. ( ROSSI e LEIVAS, 1995 apud IMAMURA et al, 2001).

Sendo os multífidos músculos profundos são responsáveis por manter a estabilidade da articulação, de forma involuntária. (BISSCHOP, 2003)

Hides et al (1994) em analise aos músculos multífidos na presença de lombalgia aguda e subagudo constatou diminuição na área da secção transversa dos multífidos, caracterizando uma atrofia desse músculo no nível onde se relatou dor lombar.

Os músculos utilizados para estabilização segmentar vertebral são basicamente os multifidos e o transverso abdominal (BISSCHOP, 2003).
Em seus estudos Bisschop (2003) citou que um programa de reabilitação incluem-se desde simples alongamentos e fortalecimentos musculares, treinamento da estabilidade dinâmica e do controle segmentar, sendo este a descrever, abordados como tratamento da instabilidade lombar.
Os multífidos possuem fibras mistas onde 57 à 62% é de fibras do Tipo I, e também proporções de fibras do Tipo IIa e Tipo IIb, dando uma versatilidade funcional, gerando assim movimentos rápidos e forçados e, ao mesmo tempo sendo resistente à fadiga para manutenção da postura por longos períodos (CYRON, 1978 apud HAMILL e Knutzen, 1999).
O processo de reabilitação do músculo multífido para ser bem sucedido se dá através de exercícios específicos para tal, por meio da técnica de Estabilização Segmentar Vertebral. Onde o músculo uma vez recondicionado diminui significativamente as recidivas da lombalgia.

Exercicios

alongamentos ,atividades de endurence ,fortalecimento dos musculos do abdomem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário