terça-feira, 23 de novembro de 2010

carimbó

CARIMBÓ

CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

ATIVIDADES RITMICAS : MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RITMICA NACIONAL.

CARIMBÓ


Carimbó (região Norte) – De origem africana, esse ritmo, que influenciou a lambada e o zouk, recebeu influências das danças portuguesas e incorporou à sua execução palmas e estalar de dedos. Na coreografia,os homens se dirigem às mulheres batendo palmas, estas, por sua vez, realizam movimentos circulares com a saia.
A dança do carimbó é patrimônio cultural e artístico do Pará desde 3 de dezembro de 2009, quando foi sancionada uma lei estadual com o objetivo de preservar, conservar e proteger as formas de expressão, objetos, documentos, fantasias e músicas dessa dança. (...). De acordo com a lei, cabe ao Estado, por intermédio dos órgãos gestores da política estadual de cultura, registrar, manter e garantir os patrimônios documentais, fonográficos e audiovisuais das entidades civis de direito privado organizadas na representação da Dança do Carimbó. (...). O nome se origina de dois vocábulos da língua tupi: ‘curi’, que significa pau oco; e ‘mbó’, que quer dizer furado, resultando na palavra korimbó, que com o tempo deu origem a curimbó, a qual denomina o tambor característico do ritmo, e carimbó, que remete à dança e à música.
Na dança do carimbó, as vestimentas dos dançarinos e os instrumentos tocados podem variar, segundo a região do Pará em que ela acontece; as mulheres usam saias coloridas, franzidas e amplas, blusas de cor lisa, pulseiras e colares de sementes grandes e flores nos cabelos; os homens usam camisas com as pontas amarradas na altura do umbigo. A dança é feita com os pés descalços. Quando a música começa, os homens se dirigem às mulheres e batem palmas à sua frente para “convidá-las” a dançar e, girando em torno de si mesmo, os pares vão formando um grande círculo, que se movimenta no sentido anti-horário. A música é feita com dois tambores (carimbos), acompanhada por outros instrumentos como o reco-reco, a viola, o ganzá, o banjo a flauta, os maracás, o afoxé e os pandeiros. O canto é simples, com versos curtos sobre o dia a dia de pescadores e lavradores, exaltando seus trabalhos, seus amores e a sua preocupação com o meio ambiente. A dança é realizada aos pares, a partir da formação de duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, dispostas frente a frente.

Fonte: Site do governo do Estado do Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário