sábado, 20 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DA CONCIÊNCIA NEGRA



No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
O dia da consciência negra também é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, além de temas como mercado de trabalho, discriminação política, moda e beleza negra, etnias, homenagens a negros que se destacaram.
Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutirem e trabalharem para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.



ESTÓRIA DO BRASIL x HISTÓRIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO



Caros amigos que acompanham o blog ,aproveito a oportunidade para esclarecer os fatos históricos dentro do meu humilde entendimento os livros didaticos de historia relatam que ouveram diversas "tentativas de defesa dos direitos dos negros" e que a Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos , os fatos históricos,a verdade é que a libertação dos escravos se deu devido a motivos políticos e interesses da Monarquia ,uma vez que o Brasil estava sofrendo uma pressão internacional principalmente pela Inglaterra que era contra o trafico negreiro e a escravidão(por motivos e interesses próprios que não vou entrar em detalhes aqui) verifique a lei inglesa BILL ABERDEEN de 1845,portanto 43 anos antes da lei áurea, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Aberdeenue ) gerou uma pressão enorme sobre a política brasileira,que para defender seus interesses diplomáticos e comerciais junto a coroa inglesa aboliu a escravidão e utilizando uma manobra comum no Brasil de utilizar os fatos a seu favor manipulou a situação deixando para a historia uma meia verdade escrita por escravagistas e exploradores dos negros.
Acrescento que o negro uma vez liberto foi deixado a esmo ,sem emprego,moradia e referencias,que foram deixados a marginalidade ,restituiram a liberdade ,mas não a dignidade.

ASSISTA O VIDEO DA TV CAMARA ,REFERENTE AO DIA DO CONSCIENCIA NEGRA




Nenhum comentário:

Postar um comentário