terça-feira, 23 de novembro de 2010

JONGO

jongo

OBRIGADO POR ACOMPANHAREM O BLOG ,ESTÁ POSTAGEM É SOBRE UMA DANÇA TRADICIONAL ESCRAVA ,COISA MAIS LINDA ESPERO QUE GOSTEM.

SALVE!!!!!! BAMBAM
wwwbambamcapoeira.blogspot.com

Viajando pelo Brasil, procurando conhecer e aprender os passos, gingados dos dançarinos populares, aprendemos que as danças circulam, e que o corpo informa sobre a vida de cada dançarino.” Documentário produzido pelo Canal Futura, apresentado por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. Nesse episódio, o Jongo da Serrinha (Rio de Janeiro), comandado por Dona Maria Mendes. “O Jongo é considerado um dos ritmos precursores do samba, e foi trazido para o Brasil pelos escravos angolanos.
Dança de forma variada, podendo-se dançar rodando, pulando ou arrastando os pés. Cada um dança como sabe. Os dançarinos formam uma roda assim que se inicia o toque dos tambores. Eles cantam em coro, respondendo ao solo de um deles.

Sozinhos ou aos pares, os praticantes vão ao centro da roda, dançam até serem substituídos por outros jongueiros. Muitas vezes, neste momento da substituição, nota-se o elemento coreográfico da umbigada.

Segundo pesquisas, apenas os escravos mais velhos tinham o direito de soltar os pontos, isto é, as falas e versos com adivinhas. Por meio deles, confrontavam seus conhecimentos, já que a linguagem cifrada deveria ser desvendada e a adivinha, respondida. O uso de uma comunicação codificada também evitava que capatazes e senhores compreendessem o que estava sendo articulado pelos escravos na roda de jongo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário