terça-feira, 9 de novembro de 2010

BIOMECANICA DA COLUNA VERTEBRAL




MUSCULO TRANVERSO DO ABDOMEM

AÇÃO: FLEXÃO DO TRONCO









MUSCULO OBLÍQUO INTERNO

AÇÃO: FLEXÃO DO TRONCO,FLEXÃO LATERAL E ROTAÇÃO





www.bambamcapoeira.blogspot.com



MÚSCULO OBLÍQUO EXTERNO

AÇÃO: FLEXÃO DO TRONCO,FLEXÃO LATERAL E ROTAÇÃO










MÚSCULO RETO DO ABDOMEM

AÇÃO: FLEXÃO DO TRONCO


A Flexão do Tronco

A flexão do tronco é livre na região cervical, limitada na região torácica e livre novamente na região lombar. Ao contrário dos músculos extensores posteriores, os flexores anteriores não percorrem a coluna vertebral em todo o seu comprimento. A flexão da coluna vertebral lombar é criada pelos abdominais, com a ajuda dos músculos psoas maior e menor. A força de flexão dos abdominais também cria o pouco de flexão que existe nas vértebras torácicas. Os abdominais consistem em quatro músculos: reto do abdome, oblíquo interno, oblíquo externo e transverso do abdome (Hamill e Knutze, 2008)

Além de flexionar o tronco, os abdominais aumentam a pressão intra-abdominal ao se contraírem. Isso diminui a força compressiva na coluna vertebral e reduz a atividade dos músculos eretores da espinha.

O transverso do abdome desempenha um papel maior no aumento da pressão intra-abdominal, em comparação com o trabalho dos oblíquos.

Além disso, os músculos oblíquo interno, externo e transverso do abdome se inserem na fáscia toracolombar que reveste a região posterior do tronco. Quando esses músculos se contraem, fazem incidir tensão na fáscia, fornecendo sustentação à região lombar e reduzindo a tensão nos músculo eretor da espinha posterior. (Hamill e Knutze, 2008; Check, 2005;

Dois outros músculos contribuem para a flexão na região lombar, o iliopsoas e quadrado do lombo
www.bambamcapoeira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário