sábado, 6 de novembro de 2010

LOMBALGIA topico 28



LOMBALGIA


LOMBALGIA é uma doença postural da coluna vertebral .

Oitenta por cento dos seres humanos sentem dor lombar (lombalgia) em algum momento de suas vidas. Na grande maioria das vezes, a dor se relaciona com problemas mecânicos da coluna vertebral, isto é, com defeitos na sua função. O tratamento principal é normalizar a função, isso pode ser obtido com ATIVIDADES FISICAS regulares com alguns exercicios especificos e alguns cuidados posturais. (Procure um Profissional de EDUCAÇÂO FÌSICA)

A coluna vertebral é um conjunto de vértebras e discos sobrepostos. Duas vértebras separadas por um disco intervertebral formam uma unidade.
O segmento anterior da unidade funcional está preparado para suportar peso, absorver choque e ter flexibilidade. No segmento posterior localizam-se as estruturas nervosas (medula e raízes nervosas) e um par de articulações que orientam os movimentos de cada unidade. Completam os constituintes da coluna os ligamentos longitudinais posteriores e anteriores que têm função de sustentação e os músculos.
Vista de lado, a coluna vertebral tem quatro curvas fisiológicas: as lordoses cervical e lombar e as cifoses dorsal e sacra. Ela é sustentada pelo sacro, que se situa entre os ilíacos. A última vértebra lombar e a primeira vértebra sacra assumem um ângulo fisiológico que orienta a posição da coluna vertebral .
Uma situação muito freqüente como causa de lombalgia é coluna vertebral normal mas músculos abdominais fracos. São necessários músculos abdominais potentes para sustentar a pressão exercida pela cavidade abdominal e, também, equilibrar as forças dos músculos eretores da coluna; caso contrário, haverá tendência crescente em aumentar a lordose lombar.
Outra condição freqüente e importante (e muitas vezes não identificada) de lombalgia é a falta de flexibilidade dos músculos e ligamentos posteriores da coluna lombar, das coxas e das pernas,consulte um Profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA para orientar quais exercicios são adequados para cada pessoa e situação.
A coluna lombar flexiona 45 graus. Para uma flexão adequada, os músculos eretores, suas fáscias e os ligamentos longitudinais devem ser suficientemente extensíveis.
Se os tecidos não têm ou não estão com flexibilidade suficiente, a tentativa de atingir a amplitude máxima provocará dor devido ao alongamento excessivo e, eventualmente, dano estrutural.
classificação das lombalgias
Especifica Fraturas na coluna,cancer,infecçoes,cauda equina (1% dos casos)
Não especifica Não há causas identificavéis ( 90% dos casos)
As principais causas relatadas na literatura sobre lombalgia não especifica atribuem a patologia a CAUSAS OCUPACIONAIS
fontes:abcdasaude.com,Apostila Didatica Cinesiologia Prof. Mestre Sandro Barone

Nenhum comentário:

Postar um comentário