sábado, 6 de novembro de 2010


Aspectos funcionais da coluna

O conjunto dos corpos vertebrais e dos discos intervertebrais suporta o peso da cabeça, do tronco e dos membros superiores e transmitem esta carga aos membros inferiores, transformando a coluna vertebral num órgão estático.

O conjunto dos arcos vertebrais permite a execução dos movimentos, quer de uma vértebra quer do ráquis em conjunto, transformando a coluna vertebral num órgão cinético ou de movimento.

O canal vertebral e as suas paredes transformam a coluna vertebral no órgão protector da medula espinhal, das raÍzes dos nervos raquidianos e das meninges. www.bambamcapoeira.blogspot.com

A coluna vertebral, como órgão estático, é formada pelas 24 vértebras, cervicais, dorsais e lombares, que constituem a sua porção móvel, e pelos sacro (5 vertebras fundidas em uma unica peça)e cóccix (4 vertebras fundidas em uma unica peça) totalizando 33 vertebras , que formam a sua porção fixa.
O atlas e o áxis asseguram a união entre a cabeça e a coluna vertebral.
A 1ª e a 2ª vértebras dorsais suportam a coluna cervical e comandam os movimentos de elevação e de abaixamento das duas primeiras costelas, no decurso dos movimentos respiratórios.
A 12ª vértebra dorsal é independente dos movimentos torácicos, constituindo a charneira dorso-lombar.
A 4ª e 5ª vértebras lombares asseguram a adaptação do ráquis suprajacente às mudanças de posição. www.bambamcapoeira.blogspot.com

2 comentários: