sábado, 25 de janeiro de 2014

A educação no Brasil um eterno enxugar gelo e encher pneu de trem

A educação no Brasil um eterno enxugar gelo e encher pneu de trem

Às vezes como todo bom professor me pego pensando sobre meu trabalho e o quanto ele é ou deveria ser importante para a vida dos alunos, penso quais são suas maiores necessidades, onde realmente posso fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes, estudo, pesquiso ,planejo novas aulas que atendam as suas necessidades, montamos grupos de estudo, sessões de vídeo com documentários motivadores, enfim,  tento demonstrar para os alunos a importância da boa educação para o futuro deles e do nosso país.
Um dia desses estava olhando  minha conta no facebook ,onde tenho diversos alunos,pais de alunos, e outros colegas professores,e ao rolar as páginas como de costume, observo os assuntos dos alunos nesta ferramenta da internet, é realmente  incrível o quanto podemos descobrir sobre nossos alunos nestas páginas de relacionamento,primeiro descobrimos que somos enganados boa parte do tempo, segundo concluímos que os pais dos alunos certamente tem muito mais o que fazer do que cuidar dos seus próprios filhos, e em terceiro que nos professores e demais educadores estamos enxugando gelo e enchendo pneu de trem, enquanto nossos queridos alunos estão assistindo Big Brother Brasil e ouvindo funk ostentação, fiquei em choque como dizem os alunos, quando um dia desses em uma dessas rondas intelectuais pelas páginas de relacionamento dos meus alunos, me deparei com uma menina minha aluna com 10 ou 11 anos dançando  o tal do “QUADRADINHO DE OITO”  não era valsa nem tango ou samba de gafieira o que já seria preocupante era funk, e dos piores, pior eram os comentários e interações que ocorreram, logo vem a conclusão obvia e assustadora , pessoal ninguém fiscaliza os filhos no mundo virtual, na internet a garotada faz o que bem entende, e isso é realmente preocupante, um outro aluno também com 10 anos, adora tirar fotos com máscaras de palhaço, fazendo cara de mau ,um dia desses postou  uma foto com uma nota de 100 reais na boca e os dedinhos de criança fazendo uma arma com os seguintes dizeres “VIDA LOKA “ .
Vida louca é a de professor que após escrever esse breve artigo vai pensar em alguma estratégia para virar esse jogo de empurra, eu empurrando um livro desse lado e eles o funk ostentação e big brother do outro, e no final adivinha quem é chamado de herói pelo Pedro Bial?

Cláudio Garcia

Professor na rede estadual  de São Paulo e leciona atualmente na cidade de Diadema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário