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domingo, 9 de dezembro de 2012
Mestre Carapau Fundador do Grupo Angolinha de Capoeira
José Paulo Dias Carapau, 1948 / +2010, natural de Porto Ferreira - SP.
Professor de Judô durante cinco anos (1965 - 1970). Iniciou a Capoeira em 1968 com seu aluno de Judô, formado pelo Mestre Traíra.
Em 1970, passou a treinar com o Mestre Mello (Antônio Gonçalves de Mello, 1920 / +1990).
Em 1975 fundou o Grupo Angolinha na cidade de Porto Ferreira - SP. Em 1980 fundou a Academia Sindicato dos Eletricitários, onde permaneceu até 1987.
Em 1980, foi o 16º Mestre a assinar o Livro de Ouro da Federação Paulista de capoeira. Foi Secretário Geral da F.P.C. e no seu segundo mandato elegeu-se Presidente do Conselho Fiscal.
Criou o 1º Campeonato Folclórico Mestre Canjiquinha (1982 / 1983) para a F.P.C. e o 1º Campeonato Folclórico do Grupo. Levou o Grupo Angolinha a ser Tri-campeão Paulista deste campeonato em 1985 - 1987, além de ter conquistado vários outros Campeonatos e Festivais dentro e fora da Federação.
Em 1990 criou a Diretoria do Grupo Angolinha. Já em 1998 criou o Conselho Superior de Mestres (os cinco Mestres com maior período em atividade no Grupo).
Em 1985, criou a graduação de Estagiário (azul com a tarja branca) e em 1988, Contra-Mestre (trançado com a tarja branca) e a graduação Mirim.
Implantou o quadro de avaliação técnica, a filosofia, didática de aula, sistema de formatura e as regras do Grupo Angolinha.
Formou, quarenta e três alunos, entre eles: Costinha, Índio, Ouriço, Piedade, Siriema, Chico, Bem te vi, Samongo, Esquina, Travesseiro, Cabelo, Jatobá, Golero, Lampião, Amarelinho, Da Bahia, Raia, Raiz, Pastinha, Macuco, Chevette, Toco, Tico, Magoo, Gatinha, Pancada, Pipoca, Jabuticaba, Jaca, Pernalonga, Fuscão, Cenourinha, Tomate, Colibri, Sabiá, Apache, Curisco, Pele, Moita, Bolinha, Xerife e Angoleiro.
Infelizmente, em Jan/2000 afastou-se do Grupo por questões de saúde, mas com um objetivo em mente: escrever um livro.
fontes:Imperador Amarelo
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
3º Simpósio de capoeira de São Bernardo 2012
3º Simpósio de capoeira de São Bernardo 2012
A terceira edição do evento traz uma programação diversificada composta por exposições, mesas de debates, palestras, vivências, workshop e apresentações artísticas. O objetivo é refletir, debater e encaminhar as questões fundamentais para o fortalecimento do multifacetado universo cultural da capoeira do Grande ABC, em especial da cidade de São Bernardo do Campo.
Fruto das discussões realizadas ao longo dos três últimos anos pela Secretaria de Cultura, junto aos mestres, capoeiristas, associações, academias e a Comissão de Capoeira de São Bernardo do Campo, o evento também dá continuidade ao processo de recuperação da memória e história dessa manifestação artística e cultural.
O Simpósio ainda propõe apontamentos e indicativos que possibilitam a criação coletiva de políticas públicas voltadas às reais necessidades da capoeira na cidade. Apoio cultural: Comissão de Capoeira de São Bernardo do Campo. Recomendação etária: livre. Grátis.
Abertura do simpósio e da exposição fotográfica sobre a história da capoeira em São Bernardo do Campo
Cerimônia oficial de abertura, com a presença de autoridades do poder público municipal e dos mestres mais antigos da cidade de São Bernardo do Campo. Nesta cerimônia, haverá uma homenagem póstuma ao Mestre Paulinho Duarte. No final, haverá uma apresentação da “sereia do samba”, a cantora Carolina Soares, que interpretará sucessos de seu disco Audácia, além de canções do cancioneiro popular da Capoeira.Teatro Elis Regina. Avenida João Firmino, 900, Assunção. Tel: 4351-3479. Dia 23 (sexta) 20h
Mesa de debates - A capoeira e a educação
O objetivo desta mesa é promover o debate sobre os limites e as possibilidades efetivas do uso da Capoeira como ferramenta pedagógica multidisciplinar no cotidiano escolar do ensino fundamental e médio. Convidado: Prof. Vinícius Heine. Teatro Elis Regina. Avenida João Firmino, 900, Assunção. Tel: 4351-3479. Dia 24 (sábado) 9h às 12h
Workshops de capoeira angola, capoeira regional, musicalidade e exposição de capoeira
Com duração de 20 minutos cada, estes workshops, voltados a crianças de 3 a 12 anos, com pouco ou nenhum contato com o complexo universo cultural da Capoeira, visam proporcionar a iniciação e a vivência de aspectos e fundamentos da Capoeira regional e angola, musicalidade e história da Capoeira na cidade. Centro Cultural Antonia Marçon Bonício (Sala Odete Belinghausen). Avenida João Firmino, 900, Assunção. Tel: 4351-3479. Dia 24 (sábado) 14h às 15h30
Bate-papo e mesa de debates sobre a capoeira de São Paulo
A partir da memória de antigos mestres de Capoeira, o objetivo desta mesa é debater os principais acontecimentos que marcaram a prática da Capoeira no Estado de São Paulo. Mestres Convidados: Mestres Brasília, Natanael, Pinatti e Alípio. Teatro Elis Regina. Avenida João Firmino, 900, Assunção. Tel: 4351-3479. Dia 24 (sábado) 16h às 18h
2º Festival de cantigas de capoeira de São Bernardo do Campo
Festival de caráter competitivo, que objetiva dar visibilidade à produção mais recente de cantigas autorais e cantigas compostas nas Rodas de Capoeira do Grande ABC. Para participar, o interessado deverá enviar um email para palestrasedebates@gmail.com, com a letra digitalizada da cantiga. No corpo do email, colocar o nome completo do autor e/ou intérprete, Academia, Associação ou Instituição da qual faz parte, bem como o contato telefônico. Cada participante poderá inscrever apenas uma cantiga, que poderá ter no máximo 2 minutos. Mais informações: 4336-8206 ou pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/cultura. Teatro Elis Regina. Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel: 4351-3479. Dia 24 (sábado) 19h
Workshop de capoeira regional
A atividade visa aprimorar a técnica e os principais movimentos da Capoeira Regional. Convidado: Mestre Ventania (Capoeira São Bernardo).Centro Cultural Antonia Marçon Bonício (Sala Odete Belinghausen). Avenida João Firmino, 900, Assunção. Tel: 4351- 3479. Dia 25 (domingo) 9h às 12h
Workshop de capoeira
Ministrado pelo Mestre Jaca, um dos mais ilustres mestres de São Bernardo do Campo, este workshop abordará os principais fundamentos da Capoeira. Centro Cultural Antonia Marçon Bonício (Sala Odete Belinghausen). Avenida João Firmino, 900, Assunção. Tel: 4351-3479. Dia 25 (domingo) 14h às 17h
Postado por :Bambam
fontes: Prefeitura da cidade de São Bernardo do Campo
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Mestre Burguês- Entrevista Revista Ginga Capoeira
REVISTA GINGA CAPOEIRA Nº 09
PERFIL
Antonio Carlos de Menezes, o Mestre Burguês, vem difundindo a Capoeira em Curitiba, no Paraná, há 27 anos. É o presidente do Grupo Muzenza, que tem representantes em 22 estados e 14 paises, com 23 mil praticantes, estando entre os dois maiores grupos do mundo. Já realizou mais de 900 apresentações em colegios, clubes, associações de bairros, redes de televisão, teatros, congressos, consulados e eventos filantropicos na cidade de Curitiba. No Paraná, o grupo possui núcleos em 39 cidades. Mestre Burguês ja editou 2 livros de sua autoria: "O Estudo da Capoeira", em 1977 e "Cantigas de Capoeira" em 1981. Juntamente com o Grupo Muzenza já gravou 16 CDs, sendo um deles no Canadá com Mestre Barrão. Recentemente lançou uma fita de vídeo procurando mostrar como se estrutura um grupo, desde sua filosofia, propbsta de trabalho, sistema de graduação, a parte didatica dos golpes, enfim, tudo o que um grupo precise ter.
Revista Ginga Capoeira:
QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA MESTRE E O QUE ELA REFLETE EM UMA PESSOA ?
QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA MESTRE E O QUE ELA REFLETE EM UMA PESSOA ?
Mestre Burguês: A palavra Mestre significa o mais importante, aquele que conhece bem sobre determinado oficio (ex.: Mestre Espiritual, das Artes, da Marinha). É o lider reconhecido pela comunidade onde o mesmo atua. O título de Mestre deve refletir uma responsabilidade, a missao de transmissor de vivência, saber e cultura, adquiridos atraves de muitos anos.
Revista Ginga Capoeira:
QUAIS SÃO OS REQUISITOS NECESSARIOS PARA TORNAR-SE UM MESTRE ?
QUAIS SÃO OS REQUISITOS NECESSARIOS PARA TORNAR-SE UM MESTRE ?
Mestre Burguês: Antes, para tornar-se um Mestre em qualquer ofício, era necessário ser reconhecido pela sua comunidade. Para isso, alguns requisitos eram solicitados como: experiência, humildade, reconhecimento, idade, etc. Além disso, era necessário o mesmo ter trabalhado em prol de seu oficio. A partir disso, a comunidade decidia se o mesmo estava apto ou não a ser designado Mestre.
Revista Ginga Capoeira:
POR QUE SE USA O TERMO MESTRE NA CAPOEIRA ?
POR QUE SE USA O TERMO MESTRE NA CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: O termo Mestre é utilizado na Capoeira por ser a mesma uma manifestação do popular. Aqueles que conheciam mais da arte, que se destacavam como líderes, como bons jogadores, eram reconhecidos pela comunidade envolvida. Outras manifestações culturais como o folclore e a pesca recebiam o mesmo tratamento, como, por exemplo, Mestre da Pesca, Mestre do Frevo, Mestre da Embarcação, etc.
Revista Ginga Capoeira:
COMO O SENHOR VÊ ESSA EVOLUÇÃO QUE OCORREU NA CAPOEIRA, NA FORMA COMO UM PRATICANTE HOJE SE TORNA MESTRE ?
COMO O SENHOR VÊ ESSA EVOLUÇÃO QUE OCORREU NA CAPOEIRA, NA FORMA COMO UM PRATICANTE HOJE SE TORNA MESTRE ?
Mestre Burguês: De certa forma foi necessário e positiva, até mesmo pelo fato da Capoeira ser uma cultura dinâmica, influenciada pelo contexto social e histórico, De um lado, temos aqueles Mestres reconhecidos pela comunidade capoeiristica, onde suas vidas foram destinadas a Capoeira, os responsáveis pela sua preservação, resgate e evolução atual. Por outro lado, temos aqueles que tornaram-se Mestres em virtude da evolução necessário que a Capoeira sofreu em termos organizacionais, metodológicos, comerciais e tradicionais. Mas, temos o lado oposto ao primeiro, totalmente sem ética, em que temos aqueles que, com pouca experiência e vivência, totalmente equivocados, graduaram-se a si mesmos Mestres. Nesse sentido, atualmente temos dois tipos de Mestres que surgiram: a) aqueles que saem do Brasil alunos e chegam ao exterior Mestres, os chamados Mestre "Varig" e "Vasp". b) aqueles que saem de grupos como alunos graduados ou não, montam seu prório grupo e viram Mestres por conta própria, ou quando entao convidam algum Mestre de renome para apadrinhá-los em troca de algum favor ou até mesmo de algum cachê. Acredito que esse tipo de situação é facilitada pela própria desorganização que existe na Capoeira, onde a falta de documentação/ organização/ união, ainda e defendida por uma grande parte dos capoeirístas, em defesa de um saber popular que a meu ver já nao comunga com o contexto social atualmente vivido pela Capoeira.
Revista Ginga Capoeira:
COMO MESTRE, QUAL A SUA VISAO EM RELAÇÃO AOS MESTRES MAIS ANTIGOS ?
COMO MESTRE, QUAL A SUA VISAO EM RELAÇÃO AOS MESTRES MAIS ANTIGOS ?
Mestre Burguês: Os Mestre mais antigos são aqueles que possuem o saber popular da Capoeira, que são responsaveis pela preservação das tradições e história da Capoeira. São o elo de ligação entre o passado e o presente da Capoeira.
Revista Ginga Capoeira: COMO UM MESTRE DEVE SE COMPORTAR PERANTE SEUS ALUNOS, NA ACADEMIA E FORA DELA ?
Mestre Burguês: O Mestre sempre deve procurar ensinar a Capoeira, e, através da mesma, os valores, procurando ajudar na formação integral de seu aluno, em busca de um cidadão consciente, crítico e transformador, buscando uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. O Mestre deve ter compromissos morais, espirituais, sociais e humanos, nunca esquecendo que o aluno é espelho de seu Mestre, e seu comportamento deve ser igual dentro e fora da Academia.
Revista Ginga Capoeira:
PARA SER RECONHECIDO, UM MESTRE TEM QUE SER BOM DE BRIGA NA RODA ?
PARA SER RECONHECIDO, UM MESTRE TEM QUE SER BOM DE BRIGA NA RODA ?
Mestre Burguês: Quando ouvimos falar sobre os Mestres antigos, podemos verif icar que as virtudes dos mesmos, além de serem bons jogadores, estava na humildade e no espírito de liderança. Eles possuiam uma grande empatia, eram reconhecidos pelos valores que eram transmitidos aos alunos. Os bons de briga na roda eram chamados de "valentões" da Capoeira. Hoje em dia, em virtude da própria desorganização da Capoeira, algumas pessoas sentem necessidade de provar que são bons dentro da roda com violência, uma maneira equivocada de ser reconhecido como Mestre. Infelizmente, alguns Grupos e Mestres colocam como prova para a formatura de um Mestre, o uso de violencia dentro das rodas.
Revista Ginga Capoeira:
O MESTRE DEVE USAR A CAPOEIRA COMO UM MEiO EDUCADOR OU COMO UM FIM ?
O MESTRE DEVE USAR A CAPOEIRA COMO UM MEiO EDUCADOR OU COMO UM FIM ?
Mestre Burguês: Todo o ambiente de prática da Capoeira (academia, escola, clube, centro esportivo, etc.) pode ser um ambiente educativo, indo de encontro ao verdadeiro significado do termo Mestre perante os alunos. A Capoeira e um instrumento de educação, podendo ser transmitida como conteúdo formativo e informativo. Para isso, a mesma deve ser ensinada como um meio, ou seja, através da sua pratica transmitir valores educativos e forma-tivos. Mas e importante nao negar a Capoeira pela Capoeira, ou seja, a Capoeira como um fim. A meu ver, o ensino deve ser pelas duas maneiras (como meio e como fim), devidamente fundamentada e relacionada aos objetivos propostos de cada ambiente e Mestre.
Revista Ginga Capoeira:
O MESTRE DEVE SER DINÂMICO EM SEU TRABALHO DE ELEVAR E PRESERVAR A CAPOEIRA ?
O MESTRE DEVE SER DINÂMICO EM SEU TRABALHO DE ELEVAR E PRESERVAR A CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: Primeiramente, devemos entender que a Capoeira, enquanto cultura é dinâmica, influencia e é influenciada pelo contexto socio-politico do momento. O Mestre deve acompanhar a evolução, sendo dinâmico em seu entendimento e desenvolvimento da Capoeira, mas preocupando-se em preservar as tradições e construções históricas da mesma. Resumindo, deve conhecer o ontem para entender o hoje transformar o amanhã.
Revista Ginga Capoeira:
QUAIS BENEFÍCIOS O MESTRE TRANSMITE A SOCIEDADE ATRAVÉS DA CAPOEIRA ?
QUAIS BENEFÍCIOS O MESTRE TRANSMITE A SOCIEDADE ATRAVÉS DA CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: O Mestre deve transmitir a Capoeira sempre com fins educativos; assim, ela agira como instrumento de educação e ajudará na formação de cidadaos mais conscientes, criticos e transformadores, em busca de uma sociedade mais justa.
Revista Ginga Capoeira:
TODOS DIZEM QUE O MESTRE, PARA SER RECONHECIDO, DEVE VIAJAR. QUAL A SUA POSIÇÂO COM RELAÇÃO A ISSO ?
TODOS DIZEM QUE O MESTRE, PARA SER RECONHECIDO, DEVE VIAJAR. QUAL A SUA POSIÇÂO COM RELAÇÃO A ISSO ?
Mestre Burguês: Às vezes o Mestre só é reconhecido pela sua comunidade (bairro, cidade, escola, etc.), ou entao, somente pelo seu grupo. Como a Capoeira se expandiu demais, alcançando todo o Brasil e o exterior, hoje, o Mestre que almeja ser reconhecido em nivel nacional na comunidade capoeiristica, necessita viajar a fim de participar de eventos, conhecendo novos trabalhos e pessoas, bem como transmitindo seu trabalho e seus conhecimentos.
Revista Ginga Capoeira:
QUAL A POSIÇÃO QUE UM MESTRE DEVE TOMAR E TRANSIMITIR AOS SEUS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS MESTRES DE OUTROS GRUPOS ?
QUAL A POSIÇÃO QUE UM MESTRE DEVE TOMAR E TRANSIMITIR AOS SEUS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS MESTRES DE OUTROS GRUPOS ?
Mestre Burguês: O respeito é fundamental. Devemos respeitar a todos, desde o aluno até o Mestre. A Capoeira tem sua hierarquia, na qual o Mestre ocupa um lugar de destaque, e, portanto, merece maior respeito, devido ao seu conhecimento e tempo de trabalho.
Revista Ginga Capoeira:
O SENHOR RECONHECE COMO MESTRE TODOS AQUELES FILIADOS A FEDERAÇÃO, E QUE, CONSEQüENTEMENTE SE SUBMETERAM A AVALIAÇÃO DA MESMA ? TODOS MERECEM O TITULO ?
O SENHOR RECONHECE COMO MESTRE TODOS AQUELES FILIADOS A FEDERAÇÃO, E QUE, CONSEQüENTEMENTE SE SUBMETERAM A AVALIAÇÃO DA MESMA ? TODOS MERECEM O TITULO ?
Mestre Burguês: O fato da Capoeira nao ter uma unificação de critérios, ocasiona divergêncies em relação a vários aspectos entre os Mestres. Entendo que Mestre é aquela pessoa preparada sob todos os aspectos, com grande vivencia dentro da arte (no minimo 20 anos), o que lhe proporciona o conhecimento dos fundamenfos, e que esta preparado para lidar com as diversas situações do mundo da Capoeira, sendo reconhecida pela comunidade através do seu trabalho. O que geralmente ocorre nas federaçoes e confederação é que a essoa se submete a uma prova e recebe uma graduação que nao condiz com a sua realidade.
Revista Ginga Capoeira:
QUAL A FILOSOFIA DE TRABALHO QUE UM MESTRE DO GRUPO MUZENZA DEVE SEGUIR PARA CONTRIBUIR COM A CAPOEIRA ?
QUAL A FILOSOFIA DE TRABALHO QUE UM MESTRE DO GRUPO MUZENZA DEVE SEGUIR PARA CONTRIBUIR COM A CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: Aquela baseada nos princípios comunitários básicos, ou seja, no respeito ao próximo, no respeito as tradições, na busca da evolução técnica constante e no desenvolvimento e expansão da arte.
Revista Ginga Capoeira:
O MESTRE DEVE ACEITAR CRÌTICAS ?
DE QUEM ?
O MESTRE DEVE ACEITAR CRÌTICAS ?
DE QUEM ?
Mestre Burguês: Considerando que todas as críticas devem vir acompanhadas de sugestões, e que ninguém é o dono da verdade, todas as criticas sao bem-vindas.
Revista Ginga Capoeira:
QUAIS AS CONSEQUENCIAS QUE UMA PESSOA NAO QUALIFICADA PARA SER MESTRE PODE TRAZER A CAPOEIRA ?
QUAIS AS CONSEQUENCIAS QUE UMA PESSOA NAO QUALIFICADA PARA SER MESTRE PODE TRAZER A CAPOEIRA ?
Mestre Burguês:As mais nefastas possiveis. Desde o fundamento da Capoeira, transmitido de forma equivocada, até a formação das atitudes dos alunos, através de maus exemplos (brigas, bebidas, drogas, conduta inadequada, etc.).
Revista Ginga Capoeira:
O QUE MAIS EMOCIONA UM MESTRE EM SEU ALUNO ?
O QUE MAIS EMOCIONA UM MESTRE EM SEU ALUNO ?
Mestre Burguês: Continuidade, no sentido de continuar as tradições e fundamenfos aprendidos na Capoeira, agindo assim como um agente multiplicador da arte; e transformação, no sentido da Capoeira ter servido ao aluno como uma maneira de levar a sua vida, projetando seu aprendizado em sua vida particular, social, politico e profissional.
postado por: Cláudio Garcia (Bambam)
fontes:Arquivo Pessoal Revista Ginga Capoeira edição N 9
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
QUALIDADE DE VIDA X VIDA ATIVA
domingo, 21 de outubro de 2012
sábado, 20 de outubro de 2012
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
domingo, 14 de outubro de 2012
Capoeira sem limites
CAPOEIRA SEM LIMITE
Video feito na praça da Republica ,com a participação de um deficiente físico é evidente a dificuldade motora do rapaz ,mais seu empenho e vontade de jogar é um exemplo para todos nós e principalmente para aqueles que pensam que não são capazes de se superar.
Os limites são barreiras criadas pela nossa propria mente.
Para refletir e debater.
Salve
Bambam
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
E.E Jorge Ferreira ,Rua Leon Trotsky,45 Serraria -Diadema SP
Projeto Capoeira da escola ,o Projeto Capoeira da escola foi elaborado no final de 2010 ,pelo Professor Claudio Garcia (Bambam) como projeto de TCC. trabalho de conclusão de curso de graduação em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo,durante a pesquisa para realização do trabalho de conclusão de curso tive a oportunidade de conversar com diversos profissionais e Mestres de Capoeira ,alguns meus camaradas de curso como Professor Tarsis Caputo (louva Deus) Mestre Feijão, Mestre Lagartixa (grande camarada) Mestre Valdenor ,Contra Mestre Gilson, entre outros tantos Capoeiras
Mestre Moacir e é claro meu mestre Magoo (Grupo de Capoeira Angolinha ) meus primos-irmãos Professores Willian (Cebolão) e João Paulo (Kalango),participei de cursos e palestras com foco na capoeira como conteúdo na escola em especial o curso do Mestre Gladson (Usp) onde conheci o conceito de CAPOEIRA DA ESCOLA suas características e Metodologia diferenciada,após a formatura iniciei meu trabalho com a Capoeira em 2011 como conteúdo nas aulas de Educação Física para os 4o e 5o Anos do ensino fundamental ,hoje estamos trabalhando com 500 crianças nas aulas regulares de Educação Fisica como conteúdo de educação física e com um projeto especifico com capoeira da escola com 4 aulas por semana e com 35 alunos matriculados e frequentando as aulas regularmente.
Muito obrigado a todas as pessoas que ajudaram e acreditaram no trabalho especialmente ao Sr.Francisco (Chiquinho) Diretor da escola ,a Sra.Coordenadora Jane ,a todos os Professores e educadores que nos apoiam e fazem parte da nossa "brincadeira " barulhenta, obrigado especial aos professores kalango e Cebolão por Coordenar e apoiar o Projeto, e aos meus queridos alunos as Gabrielas ,kethelyn,Mulatinha,princesinha,Pretinha,Galeguinha,Apressadinha,Gabriel, Mandakaru,ligeirinho,Amargo,chocolate,Borrachinha,Pantera,Tigela,Hailton,Leopardo,Papagaio,Davidy,Marcelo Indio,Jean , Jackson,Goleiro,todos os Lucas e os Matheus obrigado a todos pela dedicação.
Salve Capoeira!
quinta-feira, 29 de março de 2012
BASQUETEBOL
James Naismith
BRINDE!!!!
EPISÓDIO DE TODO MUNDO ODEIA O CRIS, ONDE O PERSONAGEM SE ENVOLVE EM UMA ENGRAÇADA SITUAÇÃO COM A MODALIDADE ESPORTIVA COLETIVA BASQUETEBOL.
QUESTÕES
1 EM QUAL PAÍS SURGIU O BASQUETEBOL?
2 QUAL É O NUMERO DE JOGADORES EM UMA EQUIPE OFICIAL DE BASQUETEBOL?
FONTES: PORTAL SÃO FRANCISCO E YOUTUBE.
quarta-feira, 14 de março de 2012
CAPOEIRA DA ESCOLA
E.E JORGE FERREIRA
QUESTÕES
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDO: CAPOEIRA DA ESCOLA
TEMA: LUTAS E ATIVIDADE RÍTMICA
AULA: 1
ANO /SÉRIE : 5o ANOS
HISTÓRIA
A CAPOEIRA é uma arte Brasileira de origem africana ou seja foi criada no Brasil por Africanos trazidos para trabalhar como escravos. Com a chegada ao Brasil os negros escravizados procuraram reconstruir sua cultura e suas origens. A Capoeira praticada no Brasil não existe com as mesmas características na áfrica é uma manifestação da cultura afro-brasileira.
Veja o desenho a seguir que retrata um pouco da história da capoeira:
QUESTÕES
1- A Capoeira é brasileira ou africana ?
2 Pesquise na escola em casa ou na internet os mapas do Brasil e do continente africano e reflita como foi a travessia dos nossos antepassados de origem negra até chegarem no Brasil.
3 Reflita e converse com seus amigos de escola e em sua casa como pode acontecer no passado um grupo de pessoas escravizar outro e se isso ainda ocorre nos dias atuais.
3 Reflita e converse com seus amigos de escola e em sua casa como pode acontecer no passado um grupo de pessoas escravizar outro e se isso ainda ocorre nos dias atuais.
Fontes: Parâmetros Curriculares Nacionais( Brasil 1998)