sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mestre Burguês- Entrevista Revista Ginga Capoeira

REVISTA GINGA CAPOEIRA Nº 09
PERFIL
Antonio Carlos de Menezes, o Mestre Burguês, vem difundindo a Capoeira em Curitiba, no Paraná, há 27 anos. É o presidente do Grupo Muzenza, que tem representantes em 22 estados e 14 paises, com 23 mil praticantes, estando entre os dois maiores grupos do mundo. Já realizou mais de 900 apresentações em colegios, clubes, associações de bairros, redes de televisão, teatros, congressos, consulados e eventos filantropicos na cidade de Curitiba. No Paraná, o grupo possui núcleos em 39 cidades. Mestre Burguês ja editou 2 livros de sua autoria: "O Estudo da Capoeira", em 1977 e "Cantigas de Capoeira" em 1981. Juntamente com o Grupo Muzenza já gravou 16 CDs, sendo um deles no Canadá com Mestre Barrão. Recentemente lançou uma fita de vídeo procurando mostrar como se estrutura um grupo, desde sua filosofia, propbsta de trabalho, sistema de graduação, a parte didatica dos golpes, enfim, tudo o que um grupo precise ter.
Revista Ginga Capoeira:

QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA MESTRE E O QUE ELA REFLETE EM UMA PESSOA ?
Mestre Burguês: A palavra Mestre significa o mais importante, aquele que conhece bem sobre determinado oficio (ex.: Mestre Espiritual, das Artes, da Marinha). É o lider reconhecido pela comunidade onde o mesmo atua. O título de Mestre deve refletir uma responsabilidade, a missao de transmissor de vivência, saber e cultura, adquiridos atraves de muitos anos.
Revista Ginga Capoeira:

QUAIS SÃO OS REQUISITOS NECESSARIOS PARA TORNAR-SE UM MESTRE ?
Mestre Burguês: Antes, para tornar-se um Mestre em qualquer ofício, era necessário ser reconhecido pela sua comunidade. Para isso, alguns requisitos eram solicitados como: experiência, humildade, reconhecimento, idade, etc. Além disso, era necessário o mesmo ter trabalhado em prol de seu oficio. A partir disso, a comunidade decidia se o mesmo estava apto ou não a ser designado Mestre.
Revista Ginga Capoeira:

POR QUE SE USA O TERMO MESTRE NA CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: O termo Mestre é utilizado na Capoeira por ser a mesma uma manifestação do popular. Aqueles que conheciam mais da arte, que se destacavam como líderes, como bons jogadores, eram reconhecidos pela comunidade envolvida. Outras manifestações culturais como o folclore e a pesca recebiam o mesmo tratamento, como, por exemplo, Mestre da Pesca, Mestre do Frevo, Mestre da Embarcação, etc.
Revista Ginga Capoeira:
COMO O SENHOR VÊ ESSA EVOLUÇÃO QUE OCORREU NA CAPOEIRA, NA FORMA COMO UM PRATICANTE HOJE SE TORNA MESTRE ?
Mestre Burguês: De certa forma foi necessário e positiva, até mesmo pelo fato da Capoeira ser uma cultura dinâmica, influenciada pelo contexto social e histórico, De um lado, temos aqueles Mestres reconhecidos pela comunidade capoeiristica, onde suas vidas foram destinadas a Capoeira, os responsáveis pela sua preservação, resgate e evolução atual. Por outro lado, temos aqueles que tornaram-se Mestres em virtude da evolução necessário que a Capoeira sofreu em termos organizacionais, metodológicos, comerciais e tradicionais. Mas, temos o lado oposto ao primeiro, totalmente sem ética, em que temos aqueles que, com pouca experiência e vivência, totalmente equivocados, graduaram-se a si mesmos Mestres. Nesse sentido, atualmente temos dois tipos de Mestres que surgiram: a) aqueles que saem do Brasil alunos e chegam ao exterior Mestres, os chamados Mestre "Varig" e "Vasp". b) aqueles que saem de grupos como alunos graduados ou não, montam seu prório grupo e viram Mestres por conta própria, ou quando entao convidam algum Mestre de renome para apadrinhá-los em troca de algum favor ou até mesmo de algum cachê. Acredito que esse tipo de situação é facilitada pela própria desorganização que existe na Capoeira, onde a falta de documentação/ organização/ união, ainda e defendida por uma grande parte dos capoeirístas, em defesa de um saber popular que a meu ver já nao comunga com o contexto social atualmente vivido pela Capoeira.
Revista Ginga Capoeira:
COMO MESTRE, QUAL A SUA VISAO EM RELAÇÃO AOS MESTRES MAIS ANTIGOS ?
Mestre Burguês: Os Mestre mais antigos são aqueles que possuem o saber popular da Capoeira, que são responsaveis pela preservação das tradições e história da Capoeira. São o elo de ligação entre o passado e o presente da Capoeira.
Revista Ginga Capoeira: COMO UM MESTRE DEVE SE COMPORTAR PERANTE SEUS ALUNOS, NA ACADEMIA E FORA DELA ?
Mestre Burguês: O Mestre sempre deve procurar ensinar a Capoeira, e, através da mesma, os valores, procurando ajudar na formação integral de seu aluno, em busca de um cidadão consciente, crítico e transformador, buscando uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. O Mestre deve ter compromissos morais, espirituais, sociais e humanos, nunca esquecendo que o aluno é espelho de seu Mestre, e seu comportamento deve ser igual dentro e fora da Academia.
Revista Ginga Capoeira:

PARA SER RECONHECIDO, UM MESTRE TEM QUE SER BOM DE BRIGA NA RODA ?
Mestre Burguês: Quando ouvimos falar sobre os Mestres antigos, podemos verif icar que as virtudes dos mesmos, além de serem bons jogadores, estava na humildade e no espírito de liderança. Eles possuiam uma grande empatia, eram reconhecidos pelos valores que eram transmitidos aos alunos. Os bons de briga na roda eram chamados de "valentões" da Capoeira. Hoje em dia, em virtude da própria desorganização da Capoeira, algumas pessoas sentem necessidade de provar que são bons dentro da roda com violência, uma maneira equivocada de ser reconhecido como Mestre. Infelizmente, alguns Grupos e Mestres colocam como prova para a formatura de um Mestre, o uso de violencia dentro das rodas.
Revista Ginga Capoeira:

O MESTRE DEVE USAR A CAPOEIRA COMO UM MEiO EDUCADOR OU COMO UM FIM ?
Mestre Burguês: Todo o ambiente de prática da Capoeira (academia, escola, clube, centro esportivo, etc.) pode ser um ambiente educativo, indo de encontro ao verdadeiro significado do termo Mestre perante os alunos. A Capoeira e um instrumento de educação, podendo ser transmitida como conteúdo formativo e informativo. Para isso, a mesma deve ser ensinada como um meio, ou seja, através da sua pratica transmitir valores educativos e forma-tivos. Mas e importante nao negar a Capoeira pela Capoeira, ou seja, a Capoeira como um fim. A meu ver, o ensino deve ser pelas duas maneiras (como meio e como fim), devidamente fundamentada e relacionada aos objetivos propostos de cada ambiente e Mestre.
Revista Ginga Capoeira:

O MESTRE DEVE SER DINÂMICO EM SEU TRABALHO DE ELEVAR E PRESERVAR A CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: Primeiramente, devemos entender que a Capoeira, enquanto cultura é dinâmica, influencia e é influenciada pelo contexto socio-politico do momento. O Mestre deve acompanhar a evolução, sendo dinâmico em seu entendimento e desenvolvimento da Capoeira, mas preocupando-se em preservar as tradições e construções históricas da mesma. Resumindo, deve conhecer o ontem para entender o hoje transformar o amanhã.
Revista Ginga Capoeira:
QUAIS BENEFÍCIOS O MESTRE TRANSMITE A SOCIEDADE ATRAVÉS DA CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: O Mestre deve transmitir a Capoeira sempre com fins educativos; assim, ela agira como instrumento de educação e ajudará na formação de cidadaos mais conscientes, criticos e transformadores, em busca de uma sociedade mais justa.
Revista Ginga Capoeira:

TODOS DIZEM QUE O MESTRE, PARA SER RECONHECIDO, DEVE VIAJAR. QUAL A SUA POSIÇÂO COM RELAÇÃO A ISSO ?
Mestre Burguês: Às vezes o Mestre só é reconhecido pela sua comunidade (bairro, cidade, escola, etc.), ou entao, somente pelo seu grupo. Como a Capoeira se expandiu demais, alcançando todo o Brasil e o exterior, hoje, o Mestre que almeja ser reconhecido em nivel nacional na comunidade capoeiristica, necessita viajar a fim de participar de eventos, conhecendo novos trabalhos e pessoas, bem como transmitindo seu trabalho e seus conhecimentos.
Revista Ginga Capoeira:
QUAL A POSIÇÃO QUE UM MESTRE DEVE TOMAR E TRANSIMITIR AOS SEUS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS MESTRES DE OUTROS GRUPOS ?
Mestre Burguês: O respeito é fundamental. Devemos respeitar a todos, desde o aluno até o Mestre. A Capoeira tem sua hierarquia, na qual o Mestre ocupa um lugar de destaque, e, portanto, merece maior respeito, devido ao seu conhecimento e tempo de trabalho.
Revista Ginga Capoeira:

O SENHOR RECONHECE COMO MESTRE TODOS AQUELES FILIADOS A FEDERAÇÃO, E QUE, CONSEQüENTEMENTE SE SUBMETERAM A AVALIAÇÃO DA MESMA ? TODOS MERECEM O TITULO ?
Mestre Burguês: O fato da Capoeira nao ter uma unificação de critérios, ocasiona divergêncies em relação a vários aspectos entre os Mestres. Entendo que Mestre é aquela pessoa preparada sob todos os aspectos, com grande vivencia dentro da arte (no minimo 20 anos), o que lhe proporciona o conhecimento dos fundamenfos, e que esta preparado para lidar com as diversas situações do mundo da Capoeira, sendo reconhecida pela comunidade através do seu trabalho. O que geralmente ocorre nas federaçoes e confederação é que a essoa se submete a uma prova e recebe uma graduação que nao condiz com a sua realidade.
Revista Ginga Capoeira:

QUAL A FILOSOFIA DE TRABALHO QUE UM MESTRE DO GRUPO MUZENZA DEVE SEGUIR PARA CONTRIBUIR COM A CAPOEIRA ?
Mestre Burguês: Aquela baseada nos princípios comunitários básicos, ou seja, no respeito ao próximo, no respeito as tradições, na busca da evolução técnica constante e no desenvolvimento e expansão da arte.
Revista Ginga Capoeira:
O MESTRE DEVE ACEITAR CRÌTICAS ?
DE QUEM ?
Mestre Burguês: Considerando que todas as críticas devem vir acompanhadas de sugestões, e que ninguém é o dono da verdade, todas as criticas sao bem-vindas.
Revista Ginga Capoeira:
QUAIS AS CONSEQUENCIAS QUE UMA PESSOA NAO QUALIFICADA PARA SER MESTRE PODE TRAZER A CAPOEIRA ?
Mestre Burguês:As mais nefastas possiveis. Desde o fundamento da Capoeira, transmitido de forma equivocada, até a formação das atitudes dos alunos, através de maus exemplos (brigas, bebidas, drogas, conduta inadequada, etc.).
Revista Ginga Capoeira:
O QUE MAIS EMOCIONA UM MESTRE EM SEU ALUNO ?
Mestre Burguês: Continuidade, no sentido de continuar as tradições e fundamenfos aprendidos na Capoeira, agindo assim como um agente multiplicador da arte; e transformação, no sentido da Capoeira ter servido ao aluno como uma maneira de levar a sua vida, projetando seu aprendizado em sua vida particular, social, politico e profissional.
 
postado por: Cláudio Garcia (Bambam)
 
fontes:Arquivo Pessoal Revista Ginga Capoeira edição N 9

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