sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Regulamento torneio futsal escolar

I TORNEIO INTER-CLASSES DE FUTSAL DA E.E JORGE FERREIRA 2011

REGULAMENTO

TÍTULO I - DAS FINALIDADES

Art. 1º – A finalidade do I torneio inter-classes de futsal da E.E Jorge Ferreira é incentivar a prática do desporto escolar competitivo e através dele o gosto pelo esporte, contribuído para o desenvolvimento físico e emocional da criança, potencializando um ambiente social próprio entre os alunos, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo concentração, criatividade e construção de atitudes de cooperação, lealdade respeito e participação solidária entre os participantes.
TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO
Art. 2º - O I torneio inter-classes de futsal é um evento promovido pela E.E Jorge Ferreira e organizado pelo corpo docente e demais funcionários da unidade escolar.
Parágrafo Único: Todos os participantes, alunos, dirigentes, professores estarão submetidos às normas e determinações técnicas e disciplinares deste regulamento.

TÍTULO III - PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Art. 3º - O I torneio Inter-Classes de handebol será realizado entre os dias 25 a 30 de novembro de 2011 para os 4o anos e entre 12 e 16 de dezembro para os 5o anos.

TÍTULO IV - DA PARTICIPAÇÃO.

Art. 4º - Somente poderão participar do I torneio inter-classes de handebol, os alunos da referida unidade escolar, estudantes do período da manhã, 4º e 5o anos que não tenham nenhum impedimento de ordem disciplinar e com a autorização para pratica de Educação física assinada, em dia com suas obrigações escolares e que não estejam com conceitos vermelhos nos bimestres anteriores na disciplina Educação física.

Parágrafo Único: Cada classe ou turma poderá inscrever 10 atletas selecionados pelo técnico da equipe dentre os alunos matriculados na referida turma,sendo 5 (cinco) atletas titulares e 5 (cinco) reservas, a equipe titular deverá possuir pelo menos duas atletas do sexo feminino, entre os atletas reservas deverá possuir pelo menos 2 atletas do sexo feminino.A Comissão técnica será formada por no máximo 3 (três) componentes, um técnico, um auxiliar técnico e um secretario.

Art. 5º - Somente poderão participar do I torneio de futsal, alunos regularmente matriculados na escola E.E Jorge Ferreira que estejam freqüentando, presencialmente, curso regular de Ensino fundamental no período da manhã.

Art. 6º - Para identificação dos alunos o técnico da equipe deverá entregar para o comitê de organização a lista contendo o nome da equipe o grito de guerra por escrito, o número da chamada seguido do nome completo e idade dos atletas, devera indicar também na frente ao nome em parênteses a função de goleiro titular, goleiro reserva e capitão da equipe, deverá indicar também um tópico com os nomes da equipe técnica.

Parágrafo único: Poderá participar do I torneio de futsal o aluno que estiver em condições de saúde, apto para a prática esportiva e de atividade física e devidamente comprovado por autorização para a prática de Educação física escolar.

TÍTULO V - DAS INSCRIÇÕES

Art. 7º - Será considerado escrito o aluno que constar na lista descrita no artigo anterior.


TÍTULO VI - DA SOLENIDADE DE ABERTURA

Art. 8º - A Solenidade de Abertura do I torneio de handebol será no pátio da escola com data a definir. Será obrigatória a presença de todas as equipes participantes, devidamente uniformizadas.

TÍTULO VII – DA FAIXA ETÁRIA

Art. 9º - alunos que tenham entre 08 a 12 anos de idade.

TÍTULO VIII - DO MATERIAL ESPORTIVO E UNIFORME

Art. 10º - As equipes deverão apresentar-se para as competições com uniformes ou roupas próprias para a pratica de educação física, camiseta, shorts e tênis, eventualmente devido a falta de padronização nas cores das camisetas, será fornecido colete colorido de acordo com a disponibilidade da escola.

Parágrafo Único: o goleiro deve usar calça.
.
TÍTULO IX – SORTEIO DE CHAVES E SISTEMA DE DISPUTA

Art. 11º - A disputa será por ELIMINATÓRIA SIMPLES para efeito de classificação e nas disputas de terceiros e quarto lugares as chaves serão feitas por sorteio, nas primeiras fases os jogos serão apenas entre anos e séries iguais (quarto ano contra quarto ano) e (quarta série contra quarta série) em grupos diferentes. Durante as disputas serão obedecidas as Regras adaptadas e previamente treinadas e todo o disposto nos demais artigos deste Regulamento Geral e decisões do Comitê Organizador.

Parágrafo primeiro: é obrigatória a participação de no mínimo 2 (três) atletas do sexo feminino em cada equipe durante o jogo.
Parágrafo Segundo: O campeão da disputa entre os 4º anos ganhará uma vaga para participar das eliminatórias entre os 4ª séries, podendo se sagrar campeão geral da disputa,participando das 2 premiações.

Art. 12º - O tempo de jogo será de 30 minutos, divididos em 2 tempos de 15 minutos com 1 intervalos de 5 minutos para hidratação, descanso e orientação técnica.
Parágrafo único: em caso de empate no tempo normal, a disputa será definida por 5 (cinco) tiros livres para cada equipe,será considerada vencedora a equipe que marcar o maior numero de tentos,se persistir o resultado as cobranças continuam de forma intercalada.

TÍTULO X – DA ARBITRAGEM

Art. 13 º - As disputas serão arbitradas pelo professor de educação física ou estagiário de educação física convidado para este fim.

TÍTULO XI - DAS PENALIDADES

Art. 14 º - Serão aplicadas as seguintes penas disciplinares durante as partidas.

1. Cartão amarelo (advertência por falta coletiva)
2. Cartão azul (exclusão por 2 minutos)
3. Cartão vermelho (expulsão)

Art.15 A punição com cartão vermelho é a maior penalidade em que esta sujeito o atleta sendo impedido de continuar no jogo e ficando suspenso para a próxima partida da equipe, e será aplicado quando o atleta:

a) Prejudicar o bom andamento da competição;
b) Promover desordens durante as disputas - nos locais onde os mesmos estão sendo realizados, assim como nas proximidades;
c) Incentivar nos atletas o desrespeito às autoridades;
d) Estimular a prática da violência entre os atletas;
e) Proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;
f) Atirar objetos nos locais das disputas;
g) Invadir os locais das disputas;
h) Participar de atos de agressão mútua;
i) Faltar com o respeito às autoridades ou dirigentes da competição;
j) Tentar ou agredir os árbitros, demais autoridades e adversários;
l) Depredar as instalações ou locais das disputas.

Parágrafo único – É critério exclusivo do Comitê Organizador, eliminar toda a equipe ou apenas pessoas de responsabilidade definida, visando preservar a disciplina e o espírito amistoso da Competição.

TÍTULO XII - DAS PREMIAÇÕES

Art. 16º - Os atletas de cada equipe em primeiro, segundo e terceiro lugares serão contemplados com medalhas.
Parágrafo Único: Serão premiados os 3 primeiros colocados, classificados nos seus respectivos anos ou séries.


TÍTULO XIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 17 º - Deverão ser consideradas válidas somente as informações contidas neste Regulamento Geral .


Art. 18 º - O Diretor da unidade escolar será a autoridade máxima do I torneio inter-classes de futsal da E.E Jorge Ferreira , durante as disputas, tendo poder para transferir ou suspender as disputas e tomar as possíveis providências cabíveis para o bom andamento da competição.

Art. 19º - Qualquer disputa poderá ser suspensa ou transferida por motivos imperiosos, sendo que caberá ao Comitê Organizador estipular a nova programação.


Art. 20º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Comitê Organizador do I torneio inter-classes de futsal da E.E Jorge Ferreira 2011.

por: Prof.Cláudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário