sábado, 13 de fevereiro de 2010

JOGOS OLIMPICOS DE INVERNO VANCOUVER 2010


BRASIL NOS JOGOS DE INVERNO
OS BANANAS CONGELADAS ESTÃO DE VOLTA

O Brasil participará dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, realizados na cidade de Vancouver, no Canadá. Será a sexta aparição do país em Olimpíadas de Inverno.
Em
22 de dezembro de 2009, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve anunciou o nome de cinco atletas que competirão no esqui alpino, esqui cross-country e snowboard. Assim como em 2006, a porta-bandeira na cerimônia de abertura será a snowboarder Isabel Clark Ribeiro.
Após o Tribunal Arbitral do Esporte garantir a participação das seleções femininas de bobsled da Austrália e Irlanda, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo apresentou um recurso para ter nessa edição a primeira seleção feminina de bobsled no Jogos de Inverno, a qual seria composta por Fabiana Santos e Daniela Ribeiro.

CURIOSIDADES:

A brasileira Jaqueline Mourão disputará sua quarta Olimpíada em seis anos. A atleta já participou de duas Olimpíadas de Verão (competiu no mountain bike em Atenas 2004 e em Pequim 2008) e de uma de Inverno, no cross-country (esqui nórdico), em Turim 2006.

Enquanto Jaqueline Mourão pode dizer que competiu tanto nas Olimpíadas de Inverno quanto nas de Verão, o canadense Brian McKeever conseguiu um feito ainda mais surpreendente. Com vaga assegurada em Vancouver 2010, o atleta do esqui cross country, que só possui 10% da visão, será o primeiro competidor de inverno a participar tanto das Olimpíadas quanto das Paraolimpíadas (em que tem como guia o seu irmão, Robin). Antes de Brian McKeever, cinco atletas paraolímpicos também haviam disputado uma Olimpíada - contudo, sempre na edição de verão.

Maya Harisson e Jhonatan Longhi são dois dos cinco representantes do Brasil na Olimpíada de 2010. A peculiaridade é que estes dois atletas do esqui alpino (Slalom Especial e Slalom Gigante) não falam português, visto que foram adotados por famílias europeias quando ainda eram crianças. Mesmo assim, os dois prometem empenho para honrar o seu país natal.

Isabel Clark já escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Isso porque, em Turim 2006, a atleta conseguiu o nono lugar no snowboard cross, conquistando a melhor colocação de um atleta do país em Olimpíadas de Inverno. Em Vancouver, Isabel tentará igualar ou melhorar a marca histórica.

Em 1988, a Jamaica, país com clima nada propício para a prática de esportes de inverno, foi a grande surpresa das Olimpíadas de Calgary, no Canadá, competindo no bobsled (esporte no qual uma equipe de duas ou quatro pessoas desce com um trenó em uma pista sinuosa). O episódio rendeu um filme de sucesso chamado "Jamaica abaixo de zero". Agora, as pessoas que só conhecem o esporte pelo cinema, poderão acompanhá-lo em Vancouver, contudo, sem o time jamaicano, que não conseguiu se classificar para a competição. A equipe brasileira, que em Turim 2006 ficou conhecida como "Bananas Congeladas", também não disputará a modalidade neste ano.
A primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno foi em 1992. Sete atletas (6 homens e 1 mulher) disputaram as competições de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Albertville na França.
• Em 1994 e em 1998 o Brasil enviou apenas um atleta em cada edição, Lothar Christian Munder em 1994 e Marcelo Apovian em 1998.
• O nono lugar de Isabel Clark no snowboard nos Jogos Olímpicos de 2006 é o melhor resultado brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno.
• Até 2006, Claudinei Quirino, Matheus Inocêncio e Jaqueline Mourão foram os atletas brasileiros que participaram tantos dos Jogos Olímpicos de Verão como dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Claudinei Quirino é medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de Sydney em 2000 (revezamento 4x100m) e participou da equipe de Bobsleigh nos Jogos Olímpicos de Turim de 2006.

BRASILEIROS QUE VÃO PARTICIPAR DAS OLIMPIADAS E SUAS MODALIDADES


1 ESQUI ALPINO EVENTO SLALOM GIGANTE MAYA HARRISSON.

2 ESQUI ALPINO SLALON JHONATHAN LONGHI

3 ESQUI CROSS -COUNTRY JAQUELINE MOURÃO 10 KM LIVRE E LEANDRO RIBELA 15KM LIVRE.

4 SNOWBOARD CROSS ISABEL CLAK RIBEIRO


FOTO;


CERIMONIA DE ABERTURA DOS JOGOS DE INVERNO


FONTES: http://www.quadrodemedalhas.com/ ; wikipedia; Portal terra.

2 comentários:

  1. onde fica a a escolas de vcs obrigado eu faço aula com monitor pestana em santo andré

    ResponderExcluir
  2. TUDO BEM ALEX?,OBRIGADO POR VISITAR O BLOG SUCESSO E PAZ ,AS AULAS SÃO NA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONARIOS PÚBLICOS DE SANTO ANDRÉ RUA IGARAPAVA N 269 BAIRRO VALPARAISO SANTO ANDRÉ
    SALVE!!!!!

    ResponderExcluir