quinta-feira, 25 de junho de 2009

PROF.KALANGO E PROF. CEBOLÃO
ACADEMIA NOSSA LUTA

LOCAL: Rua Igarapava, 269 Val Paraíso - Santo André

ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONARIOS PÚBLICOS DE SANTO ANDRÉ

AULAS :
AS TERÇAS,QUARTAS,QUINTAS E SEXTAS FEIRAS 20:00 às 21:30

FAÇA SUA VISITA .TODOS SERÃO BEM VINDOS

PROFESSORES: FORMADO CEBOLÃO E FORMADO KALANGO

sexta-feira, 19 de junho de 2009

CAPOEIRA DA ESCOLA


OS PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ) Educação Fisica ,1998 ,preescrevem a CAPOEIRA como prática e conteúdo integrante da CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO.

VAMOS REFLETIR SOBRE ALGUMAS QUESTÔES

Como podemos trabalhar com a capoeira na escola ?

Quais são as diferenças de capoeira na escola e capoeira da escola ?
Como o profissional de Educãção Fisica poderá utilizar dos fundamentos da CAPOEIRA para chegar aos seus objetivos educacionais,sejam eles motores ,cognitivos e socio-afetivos?

Nós praticantes de capoeira sabemos que somente MESTRES e Professores (formados,monitores,instrutores ) estão qualificados para ministrar aulas de CAPOEIRA ,porém temos uma realidade diferente ,onde os Parâmetros Curriculares incluiram a modalidade como opção de conteúdo no processo ensino aprendizagem, e a CAPOEIRA será utilizada ,sabemos da grande aceitação da modalidade por parte dos alunos, agora será que um professor de Ed.fisica que nunca praticou a CAPOEIRA terá condiçoes de ministrar uma aula ? eu respondo SIM !!! , Basta que profissionais da CAPOEIRA Mestres ,Contra-Mestres e Professores os ensinem a dar aulas de CAPOEIRA DA ESCOLA ,com uma metodologia diferenciada da que é utilizada nas aulas na academia ,afinal os objetivos são diferenciados,fica o desafio aos colegas profissionais da CAPOEIRA , é uma oportunidade de ouro para nós amantes da CAPOEIRA de divulgar e fazer crescer a nossa arte ,e para os profissionais FORMADOS a oportunidade de sociabilizarem seus conhecimentos e ainda ganhar um bom dinheiro.

Capoeira da escola - uma prática
pedagógica à luz de um olhar humanísta










quarta-feira, 17 de junho de 2009

MESTRE CARAPAU


JOSÉ PAULO DIAS CARAPAU ,CONHECIDO COMO MESTRE CARAPAU ,FUNDADOR DO GRUPO ANGOLINHA, NASCEU NA CIDADE DE PORTO FERREIRA NO DIA 12 DE FEVEREIRO DE 1948. INICIOU COMO ESPORTISTA, TREINANDO JUDO AOS 6 ANOS DE IDADE ,CHEGANDO A FAIXA PRETA DO 2O DAM ,MINISTROU AULAS DE JUDO ENTRE 1965 E 1970.INICIOU NA CAPOEIRA EM 1968, INCENTIVADO POR UM DOS SEUS ALUNOS DE JUDO QUE ERA CAPOEIRA ,FORMADO DO MESTRE TRAIRA ,EM 1970 COMEÇOU A TREINAR COM MESTRE MELLO NA ACADEMIA DO BAIRRO DA POMPÉIA, EM SÃO PAULO .AUXILIOU O MESTRE MELLO DURANTE 5 ANOS E EM 05 DE ABRIL DE 1975 INICIOU SUA PRIMEIRA ACADEMIA NA CIDADE DE PORTO FERREIRA , INTERIOR DE SÃO PAULO ,PARA ONDE VIAJAVA AOS FINAIS DE SEMANA.EM 1978 ,INICIOU AS ATIVIDADES DE OUTRA ACADEMIA ,AGORA NA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO NO ABC PAULISTA,ASSIM COMEÇOU A PREPARAR SEUS ALUNOS COM A FINALIDADE DE FORMAR UM GRUPO ,QUE ERA O SONHO DE MESTRE MELLO .APRIMOROU JUNTAMENTE COM SEUS ALUNOS QUE IAM SE FORMANDO A METODOLOGIA DE ENSINO E REGULAMENTO, MAIS SEMPRE MANTENDO AS DIRETRIZES E ENSINAMENTOS DE MESTRE MELLO.


Mestre Carapau a partir de janeiro de 2000 afastou-se do grupo por ordens médicas, prometendo elaborar um livro no futuro.


Mestre Carapau durante seu trabalho formou , 43 alunos:


Costinha, Índio, Ouriço, Piedade, Siriema, Chico, Bem te vi, Samongo (em memóri ), Esquina, Travesseiro, Cabelo, Jatobá, Golero, Lampião, Amarelinho, Da Bahia, Raia, Raiz, Pastinha, Macuco, Chevette (em memória), Toco, Tico, Magoo, Gatinha, Pancada, Pipoca, Jabuticaba, Jaca, Pernalonga, Fuscão, Cenourinha, Tomate, Colibri, Sabiá, Apache, Curisco, Pele, Moita, Bolinha, Xerife e Angoleiro.


FONTES: cd volume 3 edição Comemorativa 30 anos do grupo de capoeira angolinha (199.018.714); Informativo do Grupo Angolinha Ano1 - nº1 - Mar 2000 ;www.ananiasangolinha.com/

link: http://www.ananiasangolinha.com


quinta-feira, 4 de junho de 2009


CAPOEIRA É ARTE CULTURA E EDUCAÇÃO

Nos capoeiristas no nosso dia a dia nos deparamos com diversas situações constrangedoras e discriminatórias ,certa feita eu meus primos estavamos em um coletivo com todo o batuque na mão ,uma beleza berimbaus ,pandeiro ,criançada e etc ,bom ....acorre que devido a nossa profissão (policiais ) podemos descer pela frente do coletivo ,imagina 3 camaradas meio pretos meio brancos com toda aquela parafernalha de capoeira querendo descer pela frente e ainda na periferia ,imagina é tudo vagabundo estão querendo dar golpe ,imaginem a confusão ,todo mundo mostrando as credenciais e o motorista procurando o óculos para ver se eram verdadeiras e o povo querendo subir no transporte ,virou um perereco ,até que meu primo mais novo (kalango ) .cansou daquela situação e falou de modo ,como posso dizer um pouco mais duro com o já idoso motorista ,como papagaio velho não aprende a falar acho que aquele senhor também não aprendeu nada com a situação contrangedora que passou ,mais no final conseguimos descer sem maiores problemas ,ficou o sentimento de ser discriminado,por sermos capoeiras.
Para aquele senhor e muitos outros(ANTONIO NATALINO DANTAS) que estão por ai ainda vivendo e agindo como no tempo da Republica onde a capoeira era tipificada como crime,segue reportagem do Ministério da Cultura falando sobre a capoeira agora patrimonio cultural Brasileiro.
SALVE!!!!!!!!!!!!!!!!!







Capoeira vira patrimônio cultural do Brasil
O Globo - RJ, 17/07/2008, Roberto Midlej
‘A iniciativa de tombamento faz as coisas não desaparecerem’, diz Naná Vasconcelos sobre título dado pelo Iphan
Depois de cerca de 300 anos de história no Brasil, a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro.A proposta do registro foi aprovada ontem, em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Salvador.A sessão ocorreu no Palácio Rio Branco, com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, e do presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, além de capoeiristas, que fizeram uma grande roda do lado de fora.À noite, no Teatro Castro Alves, foi realizado um show para homenagear a capoeiragem, com a participação de Roberto Mendes, Mariene de Castro, Wilson Café, Ramiro Musotto, além do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos e do mestre capoeirista Lourimbau. Também no Castro Alves foi aberta a exposição “Na roda da capoeira”.
O Ministério da Cultura já havia tombado a ciranda e a tapioqueira, que são patrimônios vivos. A iniciativa de tombamento faz as coisas não desaparecerem, fica um registro importante e as pessoas tomam consciência da importância da cultura local - disse Naná Vasconcelos.Segundo Naná, o berimbau tem bastante complexidade, ao contrário do que apregoou o ex-diretor da Faculdade de Medicina Antonio Natalino Dantas, obrigado a renunciar ao cargo depois de afirmar que “o berimbau é um instrumento para quem tem poucos neurônios”.
Publicado por Marcelo Lucena/Comunicação Social
Categoria(s): Na Mídia
Tags:

CAPOEIRA É LIBERDADE

APRENDER A CAPOEIRA NÃO É APRENDER A BRIGAR
É APRENDER A LUTA DE UM POVO QUE SE EXPRESSOU
ATRAVÉS DE MOVIMENTOS FÍSICOS
PELA NECESSIDADE DE LIBERDADE
A LIBERDADE DE SER GENTE!
APRENDER CAPOEIRA É , ACIMA DE TUDO , LUTAR
PELA LIBERDADE DO CORPO E DO ESPIRITO.

Grupo de Capoeira Angolinha
fundado em 05 de abril de 1975 --pelo mestre CARAPAU

Venha conhecer a maior academia de capoeira do ABC!!!!

A academia Rudge Ramos ,do grupo Angolinha encontra-se na região há mais de 30 anos,ensinando e difundindo o esporte genuinamente brasileiro que é a CAPOEIRA.
surgida no brasil através dos escravos como luta de libertação, a CAPOEIRA é patrimonio Cultural do nosso pais !

Com a prática da CAPOEIRA e seus aspectos lúdicos ,folcloricos,disciplinares e educacionais,procuramos desenvolver a agilidade, flexibilidade ,conciencia corporal e sobretudo respeito ao próximo.

CAPOEIRA É ARTE !É ESPORTE
CAPOEIRA É BRASILEIRA

aulas segundas ,quartas e sextas feiras

local : CDR TRANSMISSÃO Rua Dourados ,177 Rudge Ramos ,São Bernardo do Campo, São Paulo

MESTRES CARAPAU E MAGOO