quarta-feira, 13 de maio de 2015

A Roda - Retahos de Mestre Toni Vargas






13 de maio de 1888 Abolição da Escravatura

Hoje é dia 13 de maio a 127 anos a Princesa Isabel com toda sua benevolência assinou a lei Imperial 3353/1888  que "extinguiu"a escravidão no Brasil,aprendemos na escola que os escravos foram libertos pela digníssima  Princesa, mas sera verdade? A princesa Isabel assinou a lei por que caberia a ela naquele momento faze-lo afinal seu pai Dom Pedro II estava em viagem fora do Brasil.

Lei Áurea.jpg
Leia Áurea  lei Imperial 3353/1888

A abolição da escravidão  foi algo muito bem pensado e objeto de diversos debates por parte de Políticos abolicionistas que tiveram que pesar os interesses de diversos grupos econômicos.

                               Sessão do Senado em que se aprovou a Lei Áurea, a 12 de maio de 1888

É importante dizer que na época o governo Brasileiro sofria uma forte pressão  da Inglaterra que defendia seus interesses comerciais. No ano de 1888 muitos escravos já estavam libertos devido as leis anteriores como a lei Eusébio de Queiros que determinava a proibição do trafego negreiro, a lei do ventre livre e lei dos sexagenários, além é claro do grande numero de fugas e as alforrias que eram concedidas em numero cada vez maior pelos donos de escravos, além da possibilidade de uma revolta escrava no Brasil.



                                      Assinatura da Lei Áurea no Paço Imperial



 Jornal Gazeta de Noticias 1888

Diário Popular


Apesar de estabelecer um marco no fim da escravidão, a Lei Áurea não promoveu transformações radicais nos cerca de 750 mil escravos libertos em território brasileiro. Sem nenhum amparo governamental, os alforriados se dirigiram para as grandes cidades ou se mantiveram empregados nas suas propriedades de origem. De fato, ao invés de promover a integração do negro à sociedade, a libertação foi seguida pelo aprofundamento da marginalização das camadas populares no Brasil.



Dona Isabel

Mestre Toni Vargas


Dona Isabel que história é essa
Dona Isabel que história é essa
de ter feito abolição
De ser princesa boazinha que libertou a escravidão
To cansado de conversa,
to cansado de ilusão
Abolição se fez com sangue que inundava este país
Que o negro transformou em luta,
Cansado de ser infeliz
Abolição se fez bem antes e ainda há por se fazer agora
Com a verdade da favela,
E não com a mentira da escola
Dona Isabel chegou a hora
De se acabar com essa maldade
De se ensinar aos nossos filhos,
O quanto custa a liberdade
Viva Zumbi nosso rei negro,
Que fez-se herói lá em Palmares
Viva a cultura desse povo,
A liberdade verdadeira
Que já corria nos Quilombos,
E já jogava capoeira
Iêêê viva Zumbi...



sexta-feira, 8 de maio de 2015

Visita a academia do Mestre Dulcídio 07 de maio de 2015

Visita à academia do Mestre Dulcídio

Ontem dia 07 de maio de 2015, fomos até São Paulo  eu o  Mestre Beterraba e o Contra Mestre Grilo visitamos à academia do Mestre Dulcídio,Formado pelo Mestre Zé de Freitas,onde fomos muito bem recebidos pelo Mestre e seus discípulos,participamos da aula do Mestre e no final jogamos com o
 Mestre Dulcídio e seus discípulos,após a aula conversamos um bom tempo com o Mestre o que nos possibilitou um grande aprendizado e a oportunidade de ouvir boas Historias e fundamentos com esse livro vivo da capoeira Paulista.

Obrigado Mestre Dulcidio por nos receber em sua academia com todo carinho e atenção,obrigado ao Contra Mestre Jurandir e a todos os alunos e formados da Associação de Lutas Unidas. 









segunda-feira, 4 de maio de 2015

Evento da Mestra Borrachinha

No ultimo sábado dia 25 de abril de 2015, foi realizado e evento da MESTRA BORRACHINHA, o objetivo fui inaugurar o novo espaço onde serão ministradas aulas de capoeira para alunos com deficiências motoras ou intelectuais assim como alunos sem deficiências, a roda foi bem descontraída  com a presença de diversos Profissionais, diversos Mestres,professores e praticantes de Capoeira  se revezaram na roda com as crianças que se divertiram na brincadeira, os nossos alunos estavam presentes nesse evento e também se divertiram jogando capoeira. Para os alunos da ACADEMIA DE CAPOEIRA ABOLIÇÃO foi um momento importante pois possibilitou o contato e convívio com os capoeiras de estilos diferentes enriquecendo seus conhecimentos e sua vivencia na meio da capoeiragem.

Parabéns a Mestra Borrachinha pelo belo trabalho desejo todo sucesso.

Salve!

Estagiário Bambam