sábado, 27 de fevereiro de 2010

GRADUAÇÕES DO GRUPO ANGOLINHA

SISTEMA DE GRADUAÇÕES DO GRUPO ANGOLINHA


O GRUPO ANGOLINHA UTILIZA O SISTEMA DE GRADUAÇÕES DETERMINADO PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA.

CONFORME SE SEGUE:


CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA

Filiada à Federação Internacional de Capoeira – FICA

SISTEMA OFICIAL DE GRADUAÇÃO:

Graduação infantil: 3 a 14 anos


1o. Iniciante S/ corda ou cordão
2o. Batizado Verde/cinza claro
3o.Graduado Amarelo/cinza claro
4o. Adaptado Azul/cinza claro
5o.Intermediário Verde/amarelo/cinza claro
6o.Avançado Verde/azul/cinza claro
7o. Estagiário Amarelo/azul/cinza claro


Graduação padrão:acima de 15 anos

1o.Iniciante S/ corda ou cordão
2o. Batizado Verde
3o. Graduado Amarelo
4o. Adaptado Azul
5o. Intermediário Verde/Amarelo
6o. Avançado Verde/Azul
7o. Estagiário Amarelo/Azul

Graduação oficial (formados)

Graduação Estágio Corda/Cordão Idade mínima Tempo de capoeira mínimo

Formado 8o. Verde/amarelo/azul 18 anos 5 anos
Monitor 9o. Branco e Verde 20 anos 7 anos
Instrutor 10o. Branco e Amarelo 25 anos 12 anos
Contramestre 11o. Branco e Azul 30 anos 17 anos
Mestre 12o. Branco 35 anos 22 anos


O GRUPO ANGOLINHA UTILIZA AS GRADUAÇÕES CONFORME DETERMINA A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA ,PORÉM ALGUNS CRITÉRIOS COMO TEMPO MINIMO PARA O ALUNO ATINGIR O GRAU DE ESTAGIÁRIO , ALUNO FORMADO , MONITOR,INSTRUTOR,CONTRA MESTRE ,MESTRE SEGUEM REGRAS DO PRÓPRIO GRUPO ONDE O ASPIRANTE AS DETERMINADAS GRADUAÇÕES DEVEM REALIZAR ESTÁGIOS E AULAS ESPECÍFICAS DESTINADAS AOS ESTAGIÁRIOS E AOS FORMADOS ,REALIZADAS NA SEDE DO GRUPO ANGOLINHA (SEDE PRÓPRIA),ALÉM DE SEREM SABATINADOS EM TESTES REALIZADOS PELO CONSELHO SUPERIOR DE MESTRES , ONDE SÃO AVALIADOS SEUS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E PRÁTICOS ,ASSIM COMO SOBRE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TEÓRICOS SOBRE HISTÓRIA DA CAPOEIRA E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS,DEVEM TER PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS AULAS E ESTÁGIOS EM BATIZADOS, FORMATURAS E COMPETIÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO . COM ISSO O GRUPO MANTÉM SEUS PROFISSIONAIS SEMPRE MUITO BEM QUALIFICADOS E PRONTOS PARA ATUAR COMO EDUCADORES DA NOSSA AMADA CAPOEIRA.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

JOGOS OLIMPICOS DE INVERNO VANCOUVER 2010


BRASIL NOS JOGOS DE INVERNO
OS BANANAS CONGELADAS ESTÃO DE VOLTA

O Brasil participará dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, realizados na cidade de Vancouver, no Canadá. Será a sexta aparição do país em Olimpíadas de Inverno.
Em
22 de dezembro de 2009, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve anunciou o nome de cinco atletas que competirão no esqui alpino, esqui cross-country e snowboard. Assim como em 2006, a porta-bandeira na cerimônia de abertura será a snowboarder Isabel Clark Ribeiro.
Após o Tribunal Arbitral do Esporte garantir a participação das seleções femininas de bobsled da Austrália e Irlanda, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo apresentou um recurso para ter nessa edição a primeira seleção feminina de bobsled no Jogos de Inverno, a qual seria composta por Fabiana Santos e Daniela Ribeiro.

CURIOSIDADES:

A brasileira Jaqueline Mourão disputará sua quarta Olimpíada em seis anos. A atleta já participou de duas Olimpíadas de Verão (competiu no mountain bike em Atenas 2004 e em Pequim 2008) e de uma de Inverno, no cross-country (esqui nórdico), em Turim 2006.

Enquanto Jaqueline Mourão pode dizer que competiu tanto nas Olimpíadas de Inverno quanto nas de Verão, o canadense Brian McKeever conseguiu um feito ainda mais surpreendente. Com vaga assegurada em Vancouver 2010, o atleta do esqui cross country, que só possui 10% da visão, será o primeiro competidor de inverno a participar tanto das Olimpíadas quanto das Paraolimpíadas (em que tem como guia o seu irmão, Robin). Antes de Brian McKeever, cinco atletas paraolímpicos também haviam disputado uma Olimpíada - contudo, sempre na edição de verão.

Maya Harisson e Jhonatan Longhi são dois dos cinco representantes do Brasil na Olimpíada de 2010. A peculiaridade é que estes dois atletas do esqui alpino (Slalom Especial e Slalom Gigante) não falam português, visto que foram adotados por famílias europeias quando ainda eram crianças. Mesmo assim, os dois prometem empenho para honrar o seu país natal.

Isabel Clark já escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Isso porque, em Turim 2006, a atleta conseguiu o nono lugar no snowboard cross, conquistando a melhor colocação de um atleta do país em Olimpíadas de Inverno. Em Vancouver, Isabel tentará igualar ou melhorar a marca histórica.

Em 1988, a Jamaica, país com clima nada propício para a prática de esportes de inverno, foi a grande surpresa das Olimpíadas de Calgary, no Canadá, competindo no bobsled (esporte no qual uma equipe de duas ou quatro pessoas desce com um trenó em uma pista sinuosa). O episódio rendeu um filme de sucesso chamado "Jamaica abaixo de zero". Agora, as pessoas que só conhecem o esporte pelo cinema, poderão acompanhá-lo em Vancouver, contudo, sem o time jamaicano, que não conseguiu se classificar para a competição. A equipe brasileira, que em Turim 2006 ficou conhecida como "Bananas Congeladas", também não disputará a modalidade neste ano.
A primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno foi em 1992. Sete atletas (6 homens e 1 mulher) disputaram as competições de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Albertville na França.
• Em 1994 e em 1998 o Brasil enviou apenas um atleta em cada edição, Lothar Christian Munder em 1994 e Marcelo Apovian em 1998.
• O nono lugar de Isabel Clark no snowboard nos Jogos Olímpicos de 2006 é o melhor resultado brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno.
• Até 2006, Claudinei Quirino, Matheus Inocêncio e Jaqueline Mourão foram os atletas brasileiros que participaram tantos dos Jogos Olímpicos de Verão como dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Claudinei Quirino é medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de Sydney em 2000 (revezamento 4x100m) e participou da equipe de Bobsleigh nos Jogos Olímpicos de Turim de 2006.

BRASILEIROS QUE VÃO PARTICIPAR DAS OLIMPIADAS E SUAS MODALIDADES


1 ESQUI ALPINO EVENTO SLALOM GIGANTE MAYA HARRISSON.

2 ESQUI ALPINO SLALON JHONATHAN LONGHI

3 ESQUI CROSS -COUNTRY JAQUELINE MOURÃO 10 KM LIVRE E LEANDRO RIBELA 15KM LIVRE.

4 SNOWBOARD CROSS ISABEL CLAK RIBEIRO


FOTO;


CERIMONIA DE ABERTURA DOS JOGOS DE INVERNO


FONTES: http://www.quadrodemedalhas.com/ ; wikipedia; Portal terra.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

FOTOS DE VISITA A ACADEMIA RUDGE RAMOS

Cabeleira e mestre magoo
roda
Na hora do salve ,só sorrisos depois de uma boa roda


BINHO E MORENINHA FAZENDO POSE AO LADO DO MESTRE



PROFESSOR WILLIAN (CEBOLÃO) E BAMBAM









FONTE: ARQUIVO PESSOAL BAMBAM CAPOEIRA



IPHAN - Cadastro Nacional da Capoeira



IPHAN - Cadastro Nacional da Capoeira



Cadastro Nacional da Capoeira já está sendo implementado através de fichas que podem ser encontradas nas Superintendências Estaduais do Iphan ou nos seguintes sites: http://www.iphan.gov.br/, http://www.cultura.gov.br/diversidadee http://www.palmares.gov.br/.



O cadastro tem caráter preliminar, com o objetivo de mapear o universo da capoeira, identificando mestres, professores, instrutores, grupos, pesquisadores, instituições de pesquisa e entidades que agregam grupos de capoeira.
Esta é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Pró-Capoeira-GTPC, formado pelo Iphan, Secretaria da Identidade e Diversidade Cultura, Secretaria de Políticas Culturais e Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura. Atualmente o GTPC está estruturando as bases do Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira (Pró-Capoeira), com o propósito de, em 2010, implementar uma base de dados pública que será construída a partir desse cadastro, além de lançar editais de apoio à capoeira e realizar encontros em todo o Brasil.
A finalidade dos encontros é formular, de modo participativo, uma ampla e abrangente política pública voltada para salvaguarda da capoeira. Sua proposta contribuirá para a definição das linhas de ação e dos critérios de prioridade desta política.

Mais informações: capoeira@cultura.gov.br .

fonte: www.portaldacapoeira.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

GRUPO ANGOLINHA É RAIZ DE VALDEMAR

MESTRE VALDEMAR DA PAIXÃO


Mestre Waldemar, Waldemar Rodrigues da Paixão, mestre de capoeira baiano (Ilha de Maré,Bahia 1916 )- Salvador ,Bahia 1990) também conhecido como Waldemar da Liberdade ou Waldemar do Pero Vaz, dos nomes do bairro e da rua onde implantou sua capoeira.
A fama de Waldemar como capoeirista e mestre de capoeira aparece nos anos 1940. Ele implanta um barracão na invasão do Corta-Braço, futuro bairro da Liberdade, onde joga-se capoeira todos os domingos, também ensinando na Rampa do Mercado na Cidade Baixa. Fica conhecida a diversidade dos jogos que ele pratica, dos mais lentos aos mais combativos, com afirmada preferência para os primeiros.
Durante os anos 50, a capoeira dele na Liberdade atrai acadêmicos, artistas e jornalistas. Os etnólogos Anthony Leeds em 1950 e Simone Dreyfus em 1955 gravam o som dos berimbaus. O escultor Mário Cravo e o pintor Carybé, também capoeiristas, freqüentam o barracão. Mais tarde, a maior parte dos capoeiristas de nome afirmam ter ido na capoeira de Waldemar, na de Mestre Cobrinha Verde no bairro de Nordeste de Amaralina até na de Mestre Bimba.
De acordo com Albano Marinho de Oliveira (1956), o grupo da Liberdade começou a cantar demorados solos antes do jogo (hoje chamados ladainhas). O próprio Waldemar reivindicou, em depoimento a Kay Shaffer, ter inventado de pintar o berimbau. A fabricação e venda para os turistas de berimbau foi uma fonte de renda para mestre Waldemar.
Waldemar, como bom capoeirista, andou na sombra. Ficou discreto sobre suas atividades e breve em sua fala. Mal existem fotos dele antes de velho. Não procurou a fama e, apesar de seu notado talento de cantor e de tocador de berimbau, não integrou muito o mercado de espetáculo turístico. Também, a música que se escuta nas gravações de 1950 e 1955 é coletiva, sempre tendo, ao menos, um dialogo de dois berimbaus.
Velho e impossibilitado de jogar capoeira e de tocar berimbau pela doença de Parkinson, Waldemar ainda aproveitou um pouco do movimento de resgate das tradições dos anos 1980, cantando em diversas ocasiões e gravando CD com Mestre Canjiquinha.

fontes: wikipédia, www.portalventrelivre.com.br

problemas técnicos resolvidos

Olá pessoal que acompanha o blog estou de volta ,devido a problemas técnicos fiquei sem postar por um breve periodo , mais já estou de volta abraço salve!!!!!!!